segunda-feira, 15 de março de 2010

Deixa eu falar

“Foi , foi , foi mal aí, véi!
Se eu falei um monte de coisa que você não gosta
Com o microfone eu tenho a faca e o queijo
Olho o jornal, eu ouço rádio, eu só ouço bosta
E na tv eu não gosto de nada que eu vejo
Uma camisa-de-força tamanho mirim
Vai ter que me explicar tintim por tintim
Por que a lei só se aplica a mim
Perigo pra sociedade é o que me dizem
E penso comigo mesmo: por que não eu
Pra cuspir o pensar e taxarem de crime?”


A Constituição brasileira diz que: “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”, portanto, o princípio da liberdade de expressão é protegido pela constituição de uma democracia. A constituição impede que os ramos legislativo e executivo do governo imponham a censura. Em pleno século XXI a censura vigora em alguns países da America do Sul como: Venezuela e Bolívia, e em alguns países da Ásia como: China e Coréia do Norte, onde os meios de comunicação são controlados pelo governo.
Durante o regime militar a liberdade de expressão foi tomada do cidadão brasileiro, fazendo com que alguns fossem presos e outros deportados para diversos países por darem sua opinião sobre a censura nos meios midiáticos. Com o fim da Ditadura Militar o Brasil recuperou a sua liberdade de expressão.
Porém, essa liberdade não veio por completo, pois ao se dar uma opinião sobre um determinado assunto, esse pode ser interpretado de diversas maneiras e nem todas aceitas, porque cada pessoa tem uma formação diferente devido às informações adquiridas ao longo da vida. Um exemplo é o uso da eutanásia que quando é citado em algum meio midiático pode ser mal visto por alguns setores da sociedade. Ou seja, um jornalista que defende esse procedimento pode ser prejudicado, colocando em duvida a sua credibilidade.
Como diz a letra da musica dos Raimundos: “... a livre expressão é o que constrói uma nação”, devemos ter liberdade de expressão, colocar nossa opinião, pois a sociedade não é construída e nem modificada apenas por opiniões “corretas”, mas também através de questionamentos e críticas colaborando assim com o crescimento da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário